Relógio Torto :. vídeo e especificações

A necessidade de medir o tempo surgiu há milênios atrás. Saber a época certa de plantar e colher os alimentos fez com que a agricultura evoluísse mais rapidamente e as festas e os rituais que aconteciam periodicamente puderam ser determinados com mais precisão.

Foi observando o céu e os fenômenos da natureza que o homem criou as primeiras formas para dividir o tempo. A partir de observações sobre as fases da Lua e a sequência de dias e noites, foram criados as semanas e os meses, dando origem aos diferentes tipos de calendário.” (http://www.klickeducacao.com.br/)

 

O relógio de sol foi a primeira ideia que surgiu para realizar essa divisão e não marcava horas, apenas dividia o dia.

Há muita controvérsia sobre a construção do primeiro relógio mecânico. Ninguém sabe dizer ao certo se foram os orientais ou os ocidentais os primeiros a pensarem nesse artefato. Mas uma coisa não se discute, no mundo ocidental, o Papa Silvestre II é considerado seu primeiro inventor.

O relógio então, tornou-se instrumento fundamental na nossa civilização, e embora seja usado para nos auxiliar na diversão, como marcar encontro com amigos e determinar datas de festanças, ele também nos aprisiona, nos limita. Pois é usado para controlar nossas horas de trabalho, determinar compromissos, organizar melhor o nosso tempo, enfim, nos “enquadrar” de alguma maneira.

O relógio Torto “brinca” justamente com essa imagem de perfeição, de geometria exata e correta e de precisão que todo “marcador de horas” nos passa, sendo uma peça nada convencional, projetada com a intenção de instigar quem quer saber as horas.

FullSizeRender (3) FullSizeRender (4)

Aparentemente não há simetria nenhuma nele, nenhum de seus ângulos são retos e suas linhas não são ortogonais. Mas, a geometria necessária para “ler” as horas, existe, está bem ali, ao alcance dos seus olhos.

Então, se você quer ter uma peça nada convencional aí no seu cantinho, você pode fazer o relógio torto com facilidade  e gastando quase nada. O tamanho da peça de madeira necessária para fazê-lo é considerada sobra na grande maioria das madeireiras. Portanto, consegui-la de graça é tarefa fácil! Os ponteiros e a bateria podem ser conseguidos comprando um despertador (desses que encontramos em camelôs) por menos de R$ 10,00.  E os instrumentos necessários para executá-lo, geralmente temos em casa e, se não temos, são bem baratos.

FullSizeRender (5)

Se você tá a fim de ver se gosta de mexer com madeira ou não, aproveita esse projeto de baixíssimo custo e bora botar a mão na massa!

Para fazê-lo vamos precisar de:
MATERIAIS:

  • Martelo de borracha ou pedaço de madeira;
  • Arco de serra;
  • Furadeira
  • Broca n° 6;
  • Rolinho de pintura;
  • Tinta acrílica;
  • Lápis;
  • Régua;
  • Bateria e ponteiros de relógio (comprei os meus no camelô por R$ 8,00)
  • Fita crepe
  • Pedaço de madeira com as dimensões de uma folha A4 (21 x 29 cm);
  • Folha de papel A4 (para impressão do molde);

 

MOLDE:

 

 

MONTAGEM:

Basta assistir ao vídeo e seguir o passo-a-passo.

Boa diversão!

 

 

REFERÊNCIAS:

http://www.horadomundo.com/cultura/historia.jsp. Acesso em : 29 de jan. 2016;

http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcorespmostra/0,5991,POR-7502-h,00.html. Acesso em : 29 de jan. 2016;

2 Comentários em Relógio Torto :. vídeo e especificações

  1. Eliziane Lisboa
    fevereiro 9, 2016 at 12:09 pm (2 anos ago)

    Bom dia Vanessa! Achei seu trabalho inspirador…vc tem alguma arte de mesa aparador simples? Faz um vídeo!

  2. Vanessa D'arte
    fevereiro 24, 2016 at 3:59 pm (2 anos ago)

    Brigada, Eliziane!

    Farei um aparador em breve no canal.

    Bjinhos