Quadros abstratos de madeira reciclada

Fabia quadro

Quadros abstratos não precisam de referencial, justificativa ou explicação para apresentarem as formas que apresentam. A arte abstrata fala por si só, não quer representar nada, nem fazer alusão à nada. Ela quer e é apenas ela mesma; uma criação, única e autêntica. Talvez seja essa falta de imposição e de necessidade de ser algo, que tanto me encanta nas manifestações abstratas. São livres, e surgem da ausência, da falta, do nada.

Já faz um tempo, eu me deparei com o trabalho de uma artista e fiquei maravilhada com seus quadros. Comprei um com tons variados de amarelo e coloquei a obra de arte enfeitando o aparador Fino Trato aqui no blog e num vídeo no youtube. Por causa desse post, várias pessoas vieram me perguntar da onde era o tal quadro.

E o tal quadro, minha gente, é feito pelas mãos da Fábia Escobar, uma artista que trabalha com pedaços de madeira, sobras de antigas carrocerias de caminhão e todo tipo de madeira descartada. “Fui pesquisar materiais e acabei encontrando uma oficina que reformava carrocerias antigas perto de casa, onde comprei algumas madeiras e a partir daí comecei a testar e experimentar”, conta a artista.

 

Pode parecer simples, mas o processo de escolha dessas madeiras, de tratamento e principalmente da montagem da composição, não são tarefas fáceis e que possam ser feitas por qualquer pessoa. Criar uma arte abstrata requer muita sensibilidade, não basta juntar os pedaços a “Deus dará” não, é preciso harmonizar todos os elementos que compõem o quadro.

As técnicas utilizadas pela artista misturam marcenaria, escultura, design e pintura, Fábia cria uma obra única, com peças que encantam, deslumbram e surpreendem pela minúcia e originalidade das montagens.

“O primeiro passo para iniciar meu trabalho é encontrar as madeiras certas, o que nem sempre é tarefa fácil. É como a caça ao tesouro. Busco sempre madeira de descarte e preferivelmente antiga porque é assim que os efeitos de pintura e textura ficam mais interessantes. A maior parte das madeiras que utilizo são de carroceria de caminhão porque possuem toda rusticidade que busco. Além de serem mais resistentes, são madeiras nobres como, ipê, roxinho, peroba, maracatiara, e jatobá.”, conta a artista.

E o processo de construção desses quadros não para por aí.

Após encontrar a madeira que parece ideal, começa um trabalhoso processo de marcenaria para limpar, lixar e cortar as peças.

“Só depois deste tratamento consigo enxergar a cor da madeira e como farei a montagem dos quadros e painéis, composições, cores e formas. Muitas vezes é o improviso que me leva a um resultado final. Outras vezes é tudo calculado e previamente desenhado no computador. As ripas são cortadas em ângulos pré-definidos para o encaixe perfeito entre as peças e só então são pintadas e coladas numa base de compensado ou mdf.”

Fabia Escobar artista

“É muito trabalhoso, mas também me traz um prazer imenso, imaginar que em cada quadro estão vestígios de trabalho de outras pessoas, outros artistas sem nome… Alguém que esculpiu um móvel, alguém que pintou a carroceria de um caminhão, sem imaginarem que um dia parte da sua arte decoraria a parede de alguém. ”

Como você pôde ver, é um trabalho minucioso e vagaroso. O resultado é um deleite para os olhos. Fabia vende quadros já criados por ela, mas também aceita encomendas. Você pode encontrá-la pelo instagram @fabiaescobar e pelo site fabiaescobar.com.br.

 

 

2 Comentários em Quadros abstratos de madeira reciclada

  1. Roseli de Oliveira Silva
    junho 16, 2016 at 6:44 pm (2 anos ago)

    Eu simplesmente estou encantada com mundo da madeira e do reaproveitamento, bjs parabéns seu trabalho é maravilhoso, muito lindo!!

  2. Vanessa
    julho 6, 2016 at 6:05 pm (1 ano ago)

    Roseli!

    É um mundo maravilhoso mesmo! Que nos proporcionar coisas que a gente nem imagina!

    Um beijão!