Como esconder as laterais do MDF e deixar seu móvel com acabamento profissional

sonhar-com-estante

Você já pensou em fazer seus próprios móveis?

Talvez você duvide, mas construir móveis está totalmente ao alcance das suas mãos! Quem já assiste ao canal Vanessa D’arte, sabe que isso é perfeitamente possível. Lá, eu ensino o passo a passo de móveis e objetos e também algumas técnicas de marcenaria.

Os móveis que desenho para o canal são móveis com design “limpo” e com um processo construtivo simples, que permite sua execução em casa mesmo, assim como as dicas de marcenaria, que são super simples de serem reproduzidas, e que deixam seus móveis com acabamento profissional.

Muitos me perguntam como podemos fazer para esconder as laterais dos móveis que são feitos em MDF. O MDF é o material mais utilizado na marcenaria contemporânea, e, para dar um acabamento profissional nos móveis, escondendo sua espessura, nós usamos as FITAS DE BORDA.

Mas como colocamos as fitas de borda no móvel?

O procedimento para colocação das fitas de borda nas espessuras do MDF ou do compensado (materiais mais usados para esse tipo de trabalho), é muito simples. Você pode assisti-lo nesse vídeo aqui:

As ferramentas e materiais utilizados nesse processo são:

  1. espátula (de preferência com dentes) ou pincel;
  2. lima;
  3. fita crepe;
  4. estilete;
  5. cola de contato;
  6. um pequeno pedaço de madeira;
  7. e a fita de borda, claro.

Se preferir, você pode usar um refilador no lugar do estilete. O refilador corta as duas laterais de uma vez só, facilita o trabalho e agiliza o processo. A Gasômetro Madeiras vende esses pequenos, porém poderosos instrumentos online. É só clicar aqui para comprar.

refilador-manual-virutex

Refilador manual para fitas de borda

 

As fitas de borda também podem ser encontradas em lojas físicas, onde são vendidas por metro ou por rolo, e são vendidas online também. Você pode encontrá-las nesses sites:

Leroy Merlin e Gasômetro Madeiras.

Os materiais e as ferramentas utilizadas para execução dessa técnica, muito simples, são de fácil acesso e baixo custo. Então não tem desculpa para não deixar seu móvel com um acabamento profissional. Bora botar a mão na massa!

8 Comentários em Como esconder as laterais do MDF e deixar seu móvel com acabamento profissional

  1. Tania costa
    abril 12, 2016 at 6:13 pm (2 anos ago)

    eprfeita, parabéns

  2. Vanessa
    abril 19, 2016 at 6:24 pm (2 anos ago)

    Eba! Que bom! Bjinhos

  3. Vanessa
    abril 19, 2016 at 6:36 pm (2 anos ago)

    🙂

  4. Vanessa
    abril 19, 2016 at 6:37 pm (2 anos ago)

    Eba! 🙂
    Bjinhos

  5. Suel Fruvasc
    abril 27, 2016 at 8:06 am (2 anos ago)

    Oi Vanessa, sou o @suelfruvasc do instagram. Tenho seguido você, temos trabalhos semelhantes e gosto muito das suas coisas.
    Experimente usar verniz marítimo nos topos do mdf após uma lixa fina (100, 220 e 400). Dá resistência mecânica e maior durabilidade e não solta! Fica bem maneiro!

  6. Vanessa
    abril 27, 2016 at 7:53 pm (2 anos ago)

    Oi Suel!

    Muito obrigada pela dica. Você é muito bom, admiro! Bjinhos

  7. Suel
    maio 21, 2016 at 4:06 pm (2 anos ago)

    Que nada, eu sou patinho ainda!!! Fico babando nas suas peças, um dia chego lá! Trabalhamos muito perto, podia rolar uma parceria um dia! Eu ia aprender muito, tenho certeza!